March 29, 2024

The Catholic Transcript

Complete News World

preço da gasolina

Preço da gasolina vai cair com a decisão sobre o ICMS dos combustíveis?

Por decisão dos governadores, houve a prorrogação no congelamento do ICMS. Embora houvessem sinalizado que isso não ocorreria, as autoridades optaram por estender a medida por mais de 60 dias. Assim, pelo menos até o dia 31 de março, o imposto estadual que incide sobre a gasolina eo diesel, não terá efeitos sobre possível alterações nos preços. A estimativa é evitar os novos aumentos para os consumidores.

É provável que você goste também:

Estado paga R$ 400 para familias de baixa renda com verba do ICMS

Preços de gasolina e etanol caem, mas gás de cozinha sobe

PEC de Bolsonaro pode zerar impostos sobre energia e combustíveis

Preço da gasolina vai cair com a decisão sobre o ICMS dos combustíveis?

Em suma, a medida é vista como insuficiente. Segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), “os governadores defendem, porém, que sejam criadas soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis, como um fundo de equalização de preços”.

Os estados voltaram a dizer que somente o congelamento do ICMS não será suficiente para impedir as novas altas na gasolina. De acordo com eles, o problema está na politica de preços adotada pela Petrobras, que atrela os reajustes ao dólar e ao preço do petróleo no mercado internacional.

Ademais, o Confaz explicou de novo que o fundo deve servir para “evitar que os reajustes do barril de petróleo no mercado internacional sejam repassados ​​para o preço final dos combustíveis, como tem ocorrido, gerando os aumentos frequentes”.

Por fim, o plano é criar um colchão de recursos de forma a estabilizar os preços da gasolina quando ocorrerem as oscilações nas cotações internacionais. O projeto de lei segue em tramitação no Congresso Nacional.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, emprestimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: MIKHAIL GRACHIKOV / Shutterstock.com