December 9, 2022

The Catholic Transcript

Complete News World

Nasa divulga primeiras images da superfície de Vênus em luz visível;  veja VÍDEO |  Ciencia

Nasa divulga primeiras images da superfície de Vênus em luz visível; veja VÍDEO | Ciencia

A Nas capturou as primeiras imagens da superfície de Vênus em luz visível a partir do espaço. Normalmente, o planeta é encoberto por uma espessa camada de nuvens.

As images inéditas permitiram montar um modelo da superfície venusiana.

Pela primeira vez, foi possível ver imagens claras e escuras distintas e os cientistas compararam essas imagens com mapas topográficos, criados com radar, para ver como as temperaturas mudam com a altitude.

Considerando que as áreas claras são mais quentes e as mais escuras, mais frias, e que elevações mais altas tendem a ser mais frias, e terras mais baixas, mais quentes, eles criaram um le voleoque.

No resultado foi possível observar, por exemplo, a localização de Aphrodite Terra, a maior região de planalto em Vênus, entre outras variações de calor.

Segundo os cientistas, entender a composição da superfície poderia ensinar sobre an evolução do planeta, atualmente inabitável, com temperaturas extremas, nuvens tóxicas e uma atmosfera esmagadora, mas que podeum. pass ter diferent

As outras únicas outras imagens claras da superfície de Vênus foram obtidas pelo programa Venera, da União Soviética, quando um veículo espacial pousou no planeta.

Desde então, Vênus era estudado apenas com instrumentos de infravermelho e radar que conseguem examinar através de sua densa atmosfera.

As novas imagens foram obtidas graças à Sonda Solar Parker, que apontou suas câmeras para o lado noturno de Vênus ao passar por ele em 2020 e 2021.

Inicialmente, os cientistas imaginaram que poderiam usá-las apenas para ver as nuvens de Vênus durante as passagens da sonda pelo planeta. Em vez disso, viram os traços de superfícies claras e escuras através das nuvens.

A Sonda Solar Parker ainda irá passar mais uma vez por Vênus em 2024, quando deve obter mais imagens do planeta.